quinta-feira, 28 de março de 2013

VENDAS DE SMARTPHONES CRESCEM NA PÁSCOA

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS estima o aumento de 22% na venda de tablets e smartphones, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a entidade, mais de um terço dos produtos comercializados serão presentes de outros tipos. 
- A criatividade no comércio tem feito que o consumidor encontre muitas opções de presentes diferenciados para a data. Segmentos como o de perfumaria, por exemplo, apostam em elementos decorados e embalagens personalizadas que diferenciam e valorizam o presente - considera o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch. 

DESEMPREGO CRESCE NA REGIÃO METROPOLITANA


A taxa de desemprego cresceu na Região Metropolitana de Porto Alegre, conforme a pesquisa do IBGE. Passou para 3,9% em fevereiro, frente a 3,5% de janeiro.
Ainda assim, segue a menor entre as seis regiões pesquisadas no País. Em fevereiro do ano passado, foi de 4,1%.
O contingente de desempregados é estimado em 79 mil pessoas. É oito mil a mais do que o mês anterior. Segundo a pesquisa, houve corte de postos de trabalho no setor de serviços.

VIDA ANIMAL VISA CRESCER 30% EM 2013


A farmácia veterinária de manipulação Vida Animal projeta elevar no mínimo em 30% o faturamento deste ano em relação ao ano passado. Em 2012, este mesmo índice registrou uma forte alta de 47% em comparação a 2011. O crescimento acentuado no último ano teve como base a abertura das duas franquias fora do Rio Grande do Sul. Em relação à produção de fórmulas, a Vida Animal elaborou 31,7 mil no ano passado, incremento de 27% em comparação a 2011, quando chegou a 24,9 mil. A empresa têm duas unidades em Porto Alegre, uma em São Paulo/SP e outra em Vitória/ES.




quarta-feira, 27 de março de 2013

PORTO ALEGRE GANHA REDE DE REFERÊNCIA EM BANDA LARGA

Porto Alegre é a sede do primeiro laboratório de telecomunicações da Telebras no Brasil. Foi inaugurada oficialmente ontem a Telebras Tecnologia, projeto que é resultado da parceria entre a Pucrs e a estatal. A unidade, localizada no parque tecnológico da universidade (Tecnopuc), servirá para certificar equipamentos e testar tecnologias de acesso à internet banda larga sem utilizar a rede existente da Telebras. 

O espaço foi inaugurado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que destacou que a Telebras Tecnologia terá três funções principais: teste de redes, homologação de equipamentos e apoio a pesquisas em telecomunicações. No local, roteadores, switches, rádios, bastidores de emenda e conexão ópticos, além de outros equipamentos que medem as condições de tráfego de dados, serão testados por funcionários da estatal e pesquisadores da Pucrs, além de empresas parceiras. “Estamos resgatando funções que a antiga Telebras exercia, dentro do nosso planejamento de expansão do uso da banda larga no País”, explicou.

PETITES DÉLICES ATENDE SOLICITAÇÃO DE CLIENTES

Após ouvir feedbacks de clientes sobre como deveria entregar seus produtos, a Petites Délices encontrou uma maneira segura para as pessoas levarem seus doces e sorvetes para casa. A empresa lançou uma bolsa térmica, no ao valor de R$ 28,00, para manter as propriedades e o sabor dos produtos. Com capacidade para até três potes de sorvetes de dois litros, as bolsas são ideais para acondicionar alimentos que necessitam de refrigeração. A boutique tem quatro unidades em Porto Alegre.

FOCKINK PARTICIPA DA FEIRA INDUSTRIAL DE HANNOVER

A Fockink, de Panambi, que produz sistemas de irrigação, painéis elétricos, instalações elétricas, eletrônicos e identificadores animais, vai enviar neste ano dois gerentes para a Feira Industrial de Hannover com interesse focado em produtos, diferentemente de sua presença no ano passado, quando a atenção esteve mais voltada para o conhecimento do mercado, segundo o diretor Luiz Paulo Hauth. O olhar dos dois gerentes vai se voltar particularmente para a energia eólica e solar fotovoltaica, além do biogás, onde a Fockink já possui expertise e a conclusão é que é de todo conveniente que as duas primeiras andem conjugadas. Sem essa conjugação, a voltaica ainda é muito cara e a eólica garante, além disso, a continuidade da geração.

terça-feira, 26 de março de 2013

AMERICAN AIRLINES CONFIRMA VOO DIRETO DE PORTO ALEGRE PARA MIAMI

A companhia aérea American Airlines confirmou nesta segunda-feira a inauguração da linha direta entre Porto Alegre e Miami. A nova operação, que também inclui a cidade de Curitiba, será inaugurada no dia 19 de dezembro e deve contar com voos diários entre as cidades. 'Estamos extremamente felizes com essa nova oportunidade. Já tínhamos operações em sete cidades, mas ainda faltava o Sul do Brasil", destacou o diretor da American Airlines no Brasil, José Roberto Trinca.
De acordo com Trinca, a nova operação começará com uma rota triangular, partindo de Miami, com escala em Curitiba e terminando em Porto Alegre. O retorno para Miami, no entanto, será direto de Porto Alegre sem escala na capital paranaense.

CYBERSUL PLANEJA DOBRAR DE TAMANHO EM DOIS ANOS


Solidez também impulsiona negócios virtuais. O Grupo Cybersul, de Porto Alegre, prepara-se para o maior empreendimento de sua história. A corporação, que completa 11 anos este mês, está investindo na construção de uma nova sede de mais de mil metros quadrados. O novo espaço se justifica. “Nos últimos 4 anos crescemos em média 48% ao ano e a unidade atual está no limite de sua capacidade”, informa Michael Waller, um dos fundadores do grupo.
 
Especializada na prestação de serviços de Tecnologia de Informação para pequenas e médias empresas, a Cybersul consegue fazer frente a gigantes do software de gestão, com soluções que podem ser amplamente customizadas pelo próprio usuário de forma bem mais econômica. Em cinco anos, a empresa viu sua base saltar de 300 para mais de mil clientes - e a maior parte deles de fora do Estado. Também registrou uma ampliação significativa no número de colaboradores, que passaram de cerca de 20 em 2008 para quase cem em 2013. Waller conta que quando a unidade atual foi implantada, há cinco anos, a ideia é que a empresa dobrasse de tamanho, mas já aumentou quase cinco vezes, o que torna a nova sede imprescindível.

UMA A CADA TRÊS FAMÍLIAS É CHEFIADA POR MUHERES


Nós últimos sete anos, passou de 31% para 36% o grupo de mulheres que são chefes de família no Brasil. Ainda segundo o Target Group Index, do IBOPE Media, 42% dessas mulheres se dizem satisfeitas com o padrão de vida que levam.
Em relação à administração das finanças:
- 76% das chefes de família não gostam de ter dívidas
- 57% gostariam de economizar, mas acham difícil
- 58% se consideram boas administradoras do próprio dinheiro
Consumo
Entre as mulheres brasileiras, chefes ou não de família, 27% afirmam que pretendem comprar um automóvel nos próximos 12 meses. Já quase 7% querem viajar pela primeira vez ao exterior. Outras 34% querem aproveitar o presente sem se preocupar em fazer planos para o futuro.

segunda-feira, 25 de março de 2013

EXAME DA OAB TEM REPROVAÇÃO RECORDE DE 90%


Para o presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem da OAB, Leonardo Avelino, o baixo índice de aprovação não surpreende. Segundo ele, a tendência é que o percentual sempre oscile entre 10% e 15% a cada edição do exame. Avelino sugere ainda que a explicação para os tímidos números seria a má qualidade das faculdades de Direito e até do ensino médio. "Muitos que prestam o exame não são capazes nem de interpretar com profundidade um texto. Essa é uma lacuna deixada pelo ensino médio que as faculdades não conseguem suprir porque não há tempo para isso", argumenta Avelino.

O presidente da Comissão Nacional do Exame da Ordem apontou ainda medidas que poderiam reverter o quadro de baixa aprovação, como o estágio obrigatório em órgão público na graduação, além do acordo firmado entre a OAB e o Ministério da Educação (MEC) que prevê um marco regulatório para os cursos de Direito no país.

O resultado do IX Exame de Ordem pode ser conferido pelo link da OAB.

Dos 114.763 participantes que prestaram a prova desde a etapa inicial, apenas 11.820 foram até o final e vão receber a carteira de advogado. Já os 89,7% restantes não obtiveram nota suficiente para exercer a carreira. No exame anterior, realizado no ano passado, dos 118.217 inscritos para a primeira fase, 114.763 estiveram presentes e, destes, 19.134 foram aprovados na prova, ou seja, 16,67%.

Mas o resultado do IX Exame não está sendo aceito pacificamente por parte dos participantes. De acordo com a estudante Lúcia Senna, que não foi aprovada este ano, há erros graves de gabarito na parte de Direito Constitucional na prova da segunda fase. Lúcia pede ainda que o MEC realize os processos seletivos junto com a OAB. "Uma prova dessa importância não deveria ser feita só pela OAB. O MEC deveria fiscalizar todos os exames de ordem", afirmou a estudante.


LOJA ITINERANTE VENDE CALÇADOS DE MATERIAL RECICLADO


Mulheres amam sapatos. Se for novidade, melhor ainda. Há quem viaje para longe em busca do calçado perfeito. Pensando nisso, foi criada a Louloux, uma loja itinerante, que viaja pelo país levando sapatos e bolsas com um conceito diferente.
A ideia de criar uma loja que fica de três a quatro dias por mês nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro surgiu há dois anos, quando a empresa que vendia para lojistas estava praticamente falida. Vender direto ao consumidor foi a maneira encontrada para salvar o negócio, conta o sapateiro Cristiano Bronzatto.
"As lojas temporárias começaram acontecendo em qualquer lugar. Qualquer espaço que a gente encontrava disponível para fazê-la, a gente topava. Hoje, no Rio de Janeiro, por exemplo, a gente faz em uma boate. De dia, a boate está fechada e a gente trabalha lá dentro. Em São Paulo, a gente tem a primeira loja fixa temporária do mundo. Tem um contrato de aluguel por 30 dias, mas só abre quatro dias por mês", explica.

AGIPLAN VAI PARA SÃO PAULO

A Agiplan, de Porto Alegre, acaba de abrir novas lojas - uma no Tocantins e outra na cidade de São Paulo - na estratégia de duplicar para 200 seus pontos de venda no País. Há 14 anos no mercado, possui um milhão de clientes nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, e sua meta é crescer 40% este ano na concessão de crédito.

sexta-feira, 22 de março de 2013

DEZ MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO

O relatório sobre as marcas mais valiosas no Brasil do Best Retail Brands aponta as 10 primeiras: Natura, Renner, Casas Bahia, Lojas Americanas, Extra, Hering, Pão de Açúcar, Havaianas, Ponto Frio e Magazine Luiza. A Natura, primeira, vale aproximadamente US$ 4 bilhões. As maiores, no mundo, pela ordem, são Walmart (Estados Unidos), Lululemon (Canadá), Oxxo (México), Natura (Brasil), Carrefour (França), Aldi (Alemanha), Uniqlo (Japão), Suning (China), FairPrice (Sudeste asiático, Cingapura), Lotte Department Store (Coreia do Sul) e Woolworths (Austrália).

RANDON TEM RECEITA LIQUIDA DE R$ 318,9 MILHÕES

A Randon S.A. Implementos e Participações, de Caxias do Sul, controladora de 10 empresas que atuam nos segmentos de veículos e implementos, autopeças e serviços financeiros, teve Receita Líquida Consolidada de R$ 318,9 milhões no mês de fevereiro de 2013. Foi 23,7% maior do que a de fevereiro de 2012.

LOJA TRÓPICO APOIA HORA DO PLANETA

A Loja Trópico vai participar da iniciativa Hora do Planeta, ação promovida pela ONG internacional WWF, que desde 2007 incentiva governantes, empresas e cidadãos a apagar as luzes durante 60 minutos. A atividade ocorre no dia 23 de março, sábado, das 20h30 às 21h30 (hora de Brasília). O objetivo é alertar as autoridades e a população mundial sobre a preocupação com o aquecimento global.
  
A rede de franquias Loja Trópico, com as suas 22 unidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apoia integralmente a iniciativa e durante a Hora do Planeta desligará as luzes das vitrines de todas as suas lojas. A ação reforça os princípios da marca de sempre colocar em primeiro lugar a qualidade de vida e a harmonização do homem coma natureza. 

PETITES DÉLICES FIRMA PARCERIA COM GNC

boutique de doces Petites Délices acaba de firmar uma parceria com a rede de cinemas GNC. A partir deste mês, os frequentadores dos Shoppings Moinhos e Praia de Belas terão a oportunidade de provar a nova linha de sorvetes tipo italiano da marca Mia, disponível em embalagens de 150 ml nas opções chocolate, avelã, doce de leite, frutas vermelhas, creme, creme com nozes e romeu e julieta. Em breve também no Shopping Iguatemi.

quinta-feira, 21 de março de 2013

AGRICULTURA FAMILIAR FATURA R$ 2 BILHÕES COM BIODIESEL

A agricultura familiar faturou R$ 2 bilhões com a venda de matéria-prima para a produção de biodiesel em 2012, informou nesta quarta-feira (20) o coordenador de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), André Machado, durante a Semana de Bioenergia promovida pela Global Energy Partnership (Gbep) - entidade ligada a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Atualmente, cerca de 104 mil estabelecimentos da agricultura familiar, que envolvem mais de 300 mil pessoas, produzem para 41 usinas distribuídas por todo país. Segundo Machado, o Selo Combustível Social tem ajudado os pequenos agricultores. Isso porque o selo garante alíquotas reduzidas de PIS/Pasep e Cofins, que varia de acordo com a matéria-prima e região de aquisição, para quem comprar um percentual mínimo de matéria-prima dos agricultores familiares e assegurar capacitação e assistência técnica.

ABRAMAT REGISTRA QUEDA NA VENDA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO


As vendas da indústria de materiais de construção apresentaram queda de 4,8% em fevereiro de 2013 em relação a janeiro, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Com relação a fevereiro de 2012, houve queda de 0,7%.
Já no acumulado do primeiro bimestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado, as vendas cresceram 2,5%, registrando assim, nos últimos 12 meses, uma elevação de 1,4%. A estimativa da Abramat para o crescimento para o setor em 2013 é de 4,5%.

CAMERON DO SHOPPING TOTAL RECEBE REMODELAÇÃO

A Livraria Cameron do Shopping Total está inaugurando novo formato de loja de muitas novidades. Com área total ampliada, a tradicional livraria recebe mais um andar, duplicando seu espaço interno. O projeto arquitetônico contemporâneo, assinado pela arquiteta Máira Ritter, oferece maior conforto para os clientes, com agradáveis espaços para a leitura de livros e revistas. Outra novidade é o Espaço Kids, com grande acervo de publicações voltadas ao público infantil. A nova loja conta também com um setor de presentes, com variados e charmosos artigos de tabacaria, papelaria e decoração. A Cameron fica junto à praça de alimentação.

TIROL PODE VIR PARA O RIO GRANDE DO SUL

O Rio Grande do Sul está no páreo que disputa a nova fábrica de processamento e industrialização de leite e derivados da Lacticínios Tirol, de Treze Tílias (SC). Será o maior investimento em infraestrutura da história da Tirol, e o anúncio está previsto para os próximos meses. A indústria operará com mais de dois milhões de litros de leite por dia, gerando 500 empregos diretos e outros indiretos. Líder nacional na comercialização de leite UHT, a Tirol também produz leite pasteurizado, flavorizado e em pó; bebidas lácteas; creme de leite e leite condensado; queijos, iogurtes e alguns tipos de sobremesas.

quarta-feira, 20 de março de 2013

ESTUDANTE COLOCA HINO DO PALMEIRAS EM REDAÇÃO DO ENEM

O estudante de medicina Fernando Cesar Maioto Júnior, de 21 anos, inseriu trechos do hino do Palmeiras no meio da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, que teve como tema o "Movimento imigratório para o Brasil no século 21". A redação do estudante tem quatro parágrafos, e frases retiradas do hino oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras aparecem em dois deles (veja o destaque na imagem abaixo).


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou, em nota divulgada na noite desta terça-feira (19), a veracidade da prova, e afirmou que a nota foi de 500, de um máximo de 1.000 pontos. Segundo a autarquia, a "impertinência" foi notada pelos avaliadores e tirou pontos do estudante.

Fernando disse que fez o Enem só para tentar provar que a correção da redação não era confiável, aproveitando o fato de que, a partir da edição de 2012, os estudantes teriam acesso ao espelho da redação e poderiam provar possíveis falhas na correção. "Tentei enganar os avaliadores. A gente sempre escuta que o pessoal que corrige só lê o primeiro parágrafo e a conclusão, resolvi fazer no centro, no segundo e terceiro parágrafos", contou.
.

VIPAL PRODUZ PNEU PARA MOTOCROSS

A Vipal, de Nova Prata, acaba de apresentar ao mercado um pneu para motocross, esporte cada vez mais comum no Brasil. É o CR300 para todos os tipos de terreno, ideal para a prática de trilhas nas condições mais adversas, com excelente desempenho em pistas de areia, lama e terrenos arenosos. Entre as suas características de destaque, estão a banda de rodagem, projetada para assegurar tração superior e excelente autolimpeza, e a estrutura de carcaça reforçada, que oferece maior resistência, durabilidade e alto desempenho. Todo esse conhecimento também pode ser encontrado nos modelos de pneus para uso urbano ST200 e ST300, bem como no modelo TR300, recomendado para todos os tipos de percurso. 

CAIXA E CONKRETUS TRAVAM BATALHA JUDUCIAL

Os mutuários que compraram imóveis pelo sistema Minha Casa, Minha Vida no empreendimento Moradas do Pinheiro II, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, continuam sem previsão de quando a obra será retomada. Segundo Fabiano Araújo, líder do grupo de futuros moradores, a Caixa Econômica Federal (CEF) solicitou que eles façam um abaixo-assinado pedindo a retirada da Construtora e Incorporadora Walan Ltda (Conkretus) do negócio. Nesta semana, o diretor da construtora, Walter Silva, esteve reunido com o grupo e incentivou que o documento requisite o retorno da empresa para o canteiro de obras. “Ambos querem que a gente anexe esse abaixo-assinado no processo judicial. Nos próximos dias, decidiremos o que vamos fazer”, afirma Araújo.

GRUPO ACCOR PARTICIPA DA HORA DO PLANETA


O grupo Accor convida seus hotéis operados na América Latina a participar da iniciativa Hora do Planeta, ação promovida pela ONG internacional WWF, que desde 2007 incentiva governantes, empresas e cidadãos a apagar as luzes durante 60 minutos no dia 23 de março, sábado, das 20h30 às 21h30 (hora de Brasília). O objetivo é alertar as autoridades e a população mundial sobre a preocupação com o aquecimento global.

Os hotéis da Accor irão propor alternativas para que seus hóspedes colaborem com a ação. Desta forma, o Grupo confirma seu compromisso com o meio ambiente, incentivando seus hóspedes a refletirem sobre o impacto no planeta com gestos simples.

terça-feira, 19 de março de 2013

TURISMO GAÚCHO SOFRE COM TAXA ARGENTINA


O turismo no Rio Grande do Sul será um dos mais prejudicados pela taxa de 20% que a Argentina anunciou sobre passagens aéreas e pacotes turísticos ao exterior, além dos gastos com cartão de crédito fora do país. O Estado é um dos que mais recebem argentinos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia.
As agências de viagens estão pedindo uma ação do governo brasileiro. O impacto deve ser mais no turismo de lazer do que no segmento corporativo, segundo a Associação Brasileira das agências de Viagens.

FEVEREIRO TEM MENOS CHEQUES SEM FUNDOS

Do total de cheques compensados em todo o País no mês de fevereiro, foi devolvido 1,90%, informou a Serasa Experian. O porcentual é inferior ao resultado de janeiro (2,02%) e também ao apresentado em fevereiro de 2012 (2,00%). No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, as devoluções responderam por 1,96% do total. No mesmo período do ano passado, chegaram a 1,97%.

"O segundo recuo mensal consecutivo na devolução de cheques por falta de fundos, em fevereiro, está acompanhando de perto a trajetória de queda da inadimplência total", avaliaram os economistas da instituição em nota. "Com a melhoria gradual nas finanças do consumidor, fundamentada no baixo desemprego, na evolução da renda e nas renegociações de dívidas, a regularização dos cheques sem fundos, consequentemente, também fica beneficiada", apontam.

FORMATO ARQUITETURA CELEBRA EXPANSÃO EM 2012

Formato Arquitetura, de Porto Alegre, que completa 21 anos em 2013, faturou 30% mais em 2012, atendendo a mais de 40 projetos, destaque para os segmentos industrial e comercial. Ela assinou os projetos de ampliação do escritório central da Tramontina em Carlos Barbosa e do novo escritório administrativo da Docile em Lajeado, já em fase de conclusão, bem como do novo Varejo da Tramontina em Farroupilha e do novo pavilhão da Forjasul Eletrik, que contribuem para os 40 mil metros quadrados a serem concluídos em 2013. É da Formato ainda o projeto do novo escritório da Tramontina no Chile, das recentes edificações da America Tampas em Venâncio Aires e da Tramontina Nordeste na Bahia.

segunda-feira, 18 de março de 2013

RENNER INAUGURA LOJA NO SHOPPING TOTAL

Renner inaugura amanhã no Shopping Total sua 189ª operação no Brasil, 23ª no Estado e 9ª em Porto Alegre com ações interativas para receber os clientes. Um totem estará disponível para quem quiser tirar fotos e compartilhar o momento nas redes sociais. E quem fizer o check-in pelo Facebook e o mostrar ao promotor que estará na loja poderá concorrer a brindes exclusivos. 

RODOVALE DESENVOLVE IMPLEMENTO REVOLUCIONÁRIO

A Rodovale, de Lajeado, desenvolveu um implemento que reduz em 50% o tempo de descarregamento de caminhões. É uma cavaqueira de piso móvel com aberturas pneumáticas em toda a extensão lateral do veículo e uma superfície inclinada e vibratória, que realiza o escoamento da carga sem auxílio de homens ou máquinas. A encomenda foi da Mita, de Taquari, que exporta ao Japão anualmente 500 mil toneladas de cavaco. O implemento reduziu de 25 para 10 minutos o tempo de descarregamento junto às esteiras no porto de Rio Grande e pode ser utilizado também para transportar grãos, carvão, bagaço de cana e papel reciclado.

LOJA TRÓPICO DO IGUATEMI RECEBE SELO DE SUSTENTABILIDADE DO CDL

A busca da sustentabilidade pela loja Trópico do Shopping Iguatemi da Capital, que resultou na entrega do selo pela CDL Porto Alegre, já resultou em redução de custos, segundo o franqueado Luís Henrique da Silva. Passo importante foi a reforma realizada em setembro de 2012 que teve também este objetivo, embora o custo inicial de operar só com materiais ambientalmente corretos tenha sido mais elevado. Uma das mudanças foi na iluminação. A loja agora só usa lâmpadas LED. Elas são três vezes mais caras do que as convencionais, mas já reduziram em 30% a conta da luz. Outra mudança foi a reutilização de revestimentos e mobiliários, diminuindo a produção e consumo de materiais retirados da natureza, além de ações cotidianas como separação do lixo e utilização de papel reciclado.

sexta-feira, 15 de março de 2013

TELEVISÃO COMEÇA A AGONIZAR NOS EUA


Algumas famílias, que o instituo de pesquisas Nielsen apelidou de grupo "Zero-TV". não estão apenas cancelando o serviço de TV por assinatura, elas estão abandonando o uso da TV para o consumo de vídeo em qualquer plataforma de transmissão, incluindo TV aberta, televisão por assinatura e over-the-top.
As famílias "Zero-TV" representam menos de 5% das famílias norte-americanas, de acordo com a Nielsen no relatório Fourth-Quarter 2012 Cross-Platform. Mais de 5 milhões de lares "zero-TV" foram mapeados em 2013, ante pouco mais de 2 milhões em 2007. Estas famílias não se encaixam na definição tradicional da Nielsen de uma casa com TV, mas elas ainda consomem conteúdos de vídeo.
A televisão, no entanto, não foi totalmente abandonada nestes lares, uma vez que 75% ainda têm pelo menos um aparelho de TV, usados para assistir DVDs, jogar ou navegar na Internet. Mas quando se trata de conteúdo de vídeo transmitido, uma quantidade crescente de famílias está usando outros dispositivos. Cerca de 37% o fazem em um computador, 16% através da Internet, 8% em smartphones e 6% em tablets.
O americano médio gasta mais de 41 horas por semana – quase 5h30 diárias – consumindo conteúdo em todas as telas. Eles passam a maior parte do tempo (mais de 34 horas) na frente de uma TV, e os consumidores gastam três dessas horas de TV assistindo conteúdos em time-shifted. O comportamento varia de acordo com a etnia, no entanto: o afro-americano médio gasta perto de 55 horas consumindo vídeo; os hispânicos gastam pouco mais de 35 horas; e asiático-americanos gastam mais de 27 horas.
No relatório, a Nielsen também apontou que as casas "zero-TV" tendem a ser mais jovens, com quase metade dos moradores com idade inferior a 35 anos. Além disso, os lares "zero-TV" tendem a ser ocupados pelos telespectadores que vivem sós e não têm filhos (80,9%, contra 66,7% para a TV tradicional). Além disso, apenas 18% do grupo disseram considerar assinar serviços de TV.

FUSÕES AUMENTAM 13,2% EM FEVEREIRO

O número de fusões e aquisições cresceu 13,2% em fevereiro frente ao mês anterior, para um total de 60 transações, segundo estudo da PricewaterhouseCoopers (PwC). "O mercado de fusões e aquisições mostra os primeiros sinais de que não está adormecido", afirma o documento, em relação aos dados de fevereiro. No acumulado do ano, porém, o número de processos, 113, é 4,4% menor do que o observado no mesmo período de 2012 (118).

NEUGEBAUER INAUGURA FÁBRICA EM ARROIO DO MEIO

A nova fábrica de chocolates da Neugebauer, em Arroio do Meio, vai ser inaugurada no segundo semestre do ano, mas sua primeira linha de produção - chocolates em barra - começa a funcionar a partir de maio, anunciou o presidente da Vonpar, controladora da marca, Ricardo Vontobel, em visita às instalações. Com máquinas importadas da Itália, Alemanha e Suíça, a direção da empresa promete entregar a fábrica de chocolates mais moderna do mundo. Serão seis linhas de produção: duas de bombons, duas para chocolates em barra e duas para confeitos drageados. A expectativa é produzir de duas a três mil toneladas por mês. A fábrica será interligada com a estrutura já existente da divisão de balas e pirulitos. 

SHOPPING PELOTAS TERÁ CINEMA 3D

O Shopping Pelotas não vai dever nada em tecnologia para nenhum outro templo do comércio no Estado. Prova disso é o Cineflix Cinemas que, com o multiplex, oferecerá um total de 1267 assentos em 5 salas,  dispostos em formato stadium – o que praticamente elimina a possibilidade de bloqueio da visão da tela – em auditórios com projeção digital, sendo três deles com tecnologia 3D. O carro-chefe do complexo é a supersala, com 455 lugares, tela gigante de 200m² e projeção em High Frame Rate, sistema de captação e reprodução da imagem a 48 quadros por segundo, o dobro do padrão atual e muito mais próximo da realidade do olho humano. O Shopping Pelotas inaugura no próximo dia 18 de setembro.

quinta-feira, 14 de março de 2013

BIG CENTER FESTA EXPANDE PARA O INTERIOR

Camaquã e Santa Cruz do Sul vão receber filiais da Big Center Festa, parte do projeto de sua expansão para 2013, que inclui outras três ainda no primeiro semestre. Em Camaquã será amanhã, com 300 metros quadrados e 16 funcionários, e, em Santa Cruz do Sul, até o final do mês, com 500 metros quadrados e 20 funcionários. Cada unidade terá mais de 30 mil itens, entre brinquedos e artigos de festa.          

INDUSTRIA EXPANDE 2,5% EM JANEIRO

A indústria brasileira registrou expansão na produção em nove das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de dezembro para janeiro. O segmento automotivo impulsionou o resultado de cinco estados, mas um crescimento mais disseminado entre as demais atividades sinaliza uma retomada geral da indústria no País. A produção industrial de São Paulo avançou 1,6% em janeiro, após ter aumentado 0,5% em dezembro. “Em dois meses de expansão, São Paulo cresce 2%. Na base de crescimento da indústria paulista estão setores que também tiveram expansões importantes na indústria nacional, como o automobilístico, farmacêutico, refino de petróleo, materiais eletrônicos e equipamentos de comunicação, máquinas e equipamentos”, relatou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

quarta-feira, 13 de março de 2013

MORRE MÁRCIA SANTANA, SECRETÁRIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, 35 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira, em casa, no bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre. Segundo informações da Polícia Civil, ela estava com familiares quando teria passado mal e desmaiado.

De acordo com informações preliminares, ela teria sofrido um infarto fulminante. O corpo de Márcia teria sido encontrado pelo companheiro dela no banheiro da residência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local, tentou reanimá-la, mas não obteve sucesso. A confirmação do óbito chegou à polícia por volta das 0h45min.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o delegado que atendeu o caso, Márcio Zachello, disse que não foram encontrados indícios de crime na casa da secretária.


SETOR DE SERVIÇOS É DESTAQUE POSITIVO DA ECONOMIA GAÚCHA

Os dirigentes do comércio gaúcho estão comemorando que o setor de serviços, mais uma vez, foi o destaque positivo da economia gaúcha, com  crescimento de 2,6%, em 2012, mesmo inserido em uma conjuntura adversa que revelou desempenho negativo de 1,8% no Produto Interno Bruto. A queda foi puxada principalmente pela estiagem, que impactou fortemente os números da agropecuária, num recuo de 27,6% no período. “Com este bom desempenho e grande participação no valor agregado, o setor de serviços evitou um tombo ainda mais desastroso na economia do Estado”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.

GUSTAVO SCHIFINO PALESTRA SOBRE CASE LOJA TRÓPICO

Como pegar ondas de sucesso na carreira? Para trazer essa resposta, o presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas de Porto Alegre (CDL), Gustavo Schifino, foi convidado para ministrar uma palestra para cerca de 2 mil alunos calouros da ULBRA Canoas. Ele vai falar sobre o Case Trópico, uma abordagem de como dirige com êxito há 28 anos a Loja Trópico, uma das maiores redes de franquias do Rio Grande do Sul. O evento é gratuito, aberto ao público e ocorre na noite de quarta-feira (13/03), a partir das 19h30, no Auditório 1 do prédio 220 do Campus Canoas (Av. Farroupilha 8001).

terça-feira, 12 de março de 2013

BOLSAS DEVEM COMEÇAR O DIA EM QUEDA


As bolsas norte-americanas devem iniciar o pregão desta terça-feira (12) em baixa, sinalizam os índices futuros. Em dia de agenda fraca de indicadores, mas com promessa de discussões intensas sobre orçamento no Congresso, a expectativa é novamente para uma realização de lucros, sobretudo após o índice Dow Jones registrar ontem a sétima sessão consecutiva de ganhos, a maior sucessão de altas em um ano. Às 10h15min (de Brasília), o Dow Jones futuro perdia 0,09%, o Nasdaq recuava 0,20% e o S&P 500 registrava baixa de 0,11%.
Entre os indicadores, foi divulgado nesta manhã o índice de confiança das pequenas empresas dos EUA, medido pela Federação Nacional de Empresas Independentes (NFIB, na sigla em inglês), que ficou em 90,8 em fevereiro. Apesar do aumento ante janeiro (88,9), o nível ainda é baixo para padrões históricos.

LOJAS COLOMBO LANÇAM GAME NO IGUATEMI

As Lojas Colombo promovem nesta terça-feira (12), na filial do Shopping Iguatemi, o lançamento mundial do game God of War: Ascension, quarta edição do jogo. A loja vai recepcionar os clientes com um coquetel às 19h30min, na presença do cosplay de Kratos, protagonista da saga, sorteios de jogos e campeonato multiplayer.

A novidade do game, exclusivo para PlayStation 3, é o modo multiplayer, que possibilita a participação de até oito pessoas. God of War: Ascension conta a história de Kratos antes de se tornar um Deus do primeiro God of War, lançado para PlayStation 2 em 2005.

FIMEC ABRE 37ª EDIÇÃO COM MAIOR INTERNACIONALIZAÇÃO

A busca por qualidade e design diferenciado na elaboração de calçados tem feito com que, cada vez mais, o mercado europeu volte seu foco para o setor coureiro-calçadista gaúcho. Prova disso é que na edição 2013 da Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, um dos grandes destaques será a participação, pela primeira vez na história da mostra, de um núcleo francês. “Serão cinco empresas francesas que trarão novidades relativas ao couro”, avisa o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam. Segundo ele, serão ao todo 20 países participantes, mas com especial destaque para os núcleos europeus, como Itália e Alemanha. “O Leste europeu também está de olho no mercado brasileiro, além da China, que cada vez mais procura por produtos de qualidade, com a ascensão da classe média naquele país”, diz o executivo. 

segunda-feira, 11 de março de 2013

SORRIDENTS CHEGA AO RS

A Sorridents, maior rede de clínicas odontológicas da América Latina, acaba de inaugurar em Alvorada sua primeira unidade gaúcha, nascida do casamento de dois empreendedores, Ana Paula Dutra e Márcio Ruppenthal, que queriam um negócio voltado para a emergente classe C. Com ela, a franquia chega a 143 unidades.

EMPRESA LANÇA SORVETE PARA COMEMORAR 10 ANOS

Para comemorar dez anos de atuação no mercado gaúcho, a boutique de doces Petites Délices - com quatro unidades em Porto Alegre – lança neste mês de fevereiro a marca “Mia” de sorvete italiano nos sabores Romeu e Julieta - nas embalagens de 150 ml e 500 ml -, e Creme com Nozes em embalagem de 150 ml. Estas opções juntam-se aos outros sabores já existentes nestes formatos: avelã, chocolate ao leite, doce de leite e frutas vermelhas. Também há melão e pistache, porém estas são elaboradas somente sob encomenda e em embalagem de 2 litros.Além das quatro lojas da Petites Délices, os sorvetes estão ao alcance dos consumidores em três unidades da rede Zaffari/Bourbon (Higienópolis, Bourbon Country e Bourbon Wallig), na lanchonete do prédio 11 da PUCRS e no Qi Temaki da Unisinos. Em todos estes locais há freezers identificados da boutique de doces, que garantem a qualidade do produto.

PIB DO RS TEM QUEDA DE 1,8%


O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou queda de 1,8% em 2012, na comparação com 2011, revelou a Fundação de Economia e Estatística (FEE), na manhã desta segunda-feira (11). A Agropecuária, com recuo de 27,6%, e a Indústria, com queda de 2,3%, foram os destaques negativos. Na contramão desses dois setores, os Serviços tiveram variação positiva, de 2,6%.
No quarto trimestre, o PIB apresentou queda de 0,7% quando comparado com o de igual trimestre do ano anterior. O número foi resultado das reduções de 2% nos impostos e de 0,5% no Valor Adicionado Bruto (VAB). A Agropecuária cresceu 2,7%. A Indústria recuou 5,6%, com a Indústria de transformação apresentando queda de 8,9%.